Movimento Slow Food

O Restaurante Âncora comunga e participa de um movimento chamado Slow Food. Seu objetivo primordial é apoiar e defender a boa comida, o prazer gastronômico e um ritmo de vida mais lento. Mais tarde, esta iniciativa foi ampliada para abranger a qualidade de vida e, como conseqüência lógica, a própria sobrevivência do planeta em que vivemos.
O Slow Food está comprometido com a proteção dos alimentos tradicionais e sustentáveis de qualidade, dos ingredientes primários, na conservação de métodos de
cultivo e processamento e na defesa da biodiversidade tanto de espécies cultivadas como silvestres.
O Slow Food sustenta que a única forma de agricultura que pode oferecer uma perspectiva de desenvolvimento, especialmente para as regiões mais pobres do mundo, é aquela baseada na sabedoria de comunidades locais em harmonia com os ecossistemas que as cercam.
O Slow Food protege locais de valor histórico, artístico ou social que formam parte da nossa herança alimentar, reconhecendo a história e a cultura de cada grupo social conforme esta interage dentro de uma rede maior de trocas recíprocas.
Alimentar-se é um ato agrário e consumidores informados e exigentes se tornam co-produtores. Para eles, o alimento deve ser bom, limpo e justo.
Bom  significa apetitoso e saboroso, fresco e capaz de estimular e satisfazer os sentidos.
Limpo  significa produzido sem exigir demais dos recursos da terra, seus ecossistemas e meio-ambiente e sem prejudicar a saúde humana.
Justo  significa respeitar a justiça social, o que significa pagamento e condições justas para todos os envolvidos no processo, desde a produção até a comercialização e consumo.
Ao treinar nossos sentidos para compreender e apreciar o prazer que o alimento proporciona, também abrimos nossos olhos para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário , volte sempre !